O que é compliance?
Entenda o conceito e a importância nas empresas!
A partir do momento em que uma organização consegue cumprir com eficiência e transparência todas as suas normas legais e diretrizes internas, buscando sempre trabalhar para prevenir e corrigir possíveis irregularidades, podemos dizer que é uma empresa com alto nível de compliance.
No entanto, apesar de muitos gestores já saberem o que é compliance na prática e de reconhecerem a sua importância para seus respectivos negócios, implementar este conceito e desenvolver uma nova cultura corporativa focada para tais conformidades nem sempre é uma tarefa simples.
Afinal, estamos falando de necessidades essenciais, como conscientização de todas as equipes internas, treinamentos, monitoramento de processos, gestão eficiente de dados e, claro, de investimentos em tecnologias específicas, entre muitos outros desafios.
Por isso, preparamos este material bem detalhado para reforçarmos o que é compliance e, mais do que isso, como a sua empresa pode investir nesse conceito de forma prática, inteligente e moderna, a partir de soluções completas para ele.
Confira e boa leitura!

O que é compliance?
O termo compliance vem do verbo em inglês “to comply”, que pode ser traduzido como “obedecer” em português. E como bem destacamos acima, de fato, a “obediência” é um dos pilares essenciais para o compliance, em especial, no que se refere ao cumprimento de obrigações legais, de normas, de responsabilidades e de diretrizes.
Assim, o conceito de compliance se tornou cada vez mais presentes dentro das organizações, justamente como uma forma de mensurar, organizar e monitorar essas obrigações, garantindo assim um desempenho de melhor qualidade, com mais transparência e dentro das principais necessidades legais que o negócio precisa para se manter em plena atividade.
Confira também outras leituras sobre o conceito de compliance nas empresas e algumas tendências sobre este mercado:
- Cresce busca por dossiês de compliance;
- 6 formas de estudar compliance e se manter atualizado;
- O mercado de compliance não para de crescer. Veja números e cinco tendências!
- Leis que impactaram o compliance recentemente.
Como implementar a compliance nas empresas?
A configuração mais comum de uma compliance nas organizações é a partir da criação de um setor interno específico e especializado no tema, que, em conjunto com o comitê de compliance da empresa, fica responsável por realizar diferentes atividades e controles sobre o assunto.
No entanto, isso não é necessariamente uma regra e, portanto, podem haver diversos outros formatos para a implementação da compliance nas empresas.
Por exemplo, em pequenos e médios negócios, muitas vezes se torna inviável a criação de um novo departamento exclusivo para cuidar da compliance e, dessa forma, soluções como terceirização de serviços, automação de processos e consultorias externas são algumas alternativas possíveis e existentes nesse mercado.
Quer mais informações sobre como implementar a compliance em sua empresa? Então, não deixe de conferir outras leituras também sobre o tema:
- Como implementar o compliance em pequenas empresas?
- Entenda o que é compliance e como ele é implementado nas empresas
- Terceirização precisa de compliance para assegurar benefícios - Kronoos
- Interesse das PMEs por compliance quase triplica no primeiro semestre
Qual a importância da compliance hoje para as empresas?
Inicialmente, o conceito de compliance surgiu dentro das organizações para aumentar os controles e dar mais transparência aos processos e obrigações de suas gestões.
Hoje, ele se amplia ainda mais e agrega novas responsabilidades, bem como o combate a possíveis golpes, desvios, falhas, punições, penalidades jurídicas etc.
- Como acontecem os golpes na Black Friday?
- De acordo com Kronoos, ESG e risco de punições jurídicas provocam explosão na busca por dossiês de compliance
- Empresários usam tecnologia para combater ‘golpe’ do ESG.
- Poucos cliques evitariam a contratação de falsos médicos
- Compliance em proteção de dados se torna prioridade para a inovação
- Entidades preocupadas com possível conflito de interesses em conselho de Proteção de Dados
Como a tecnologia pode ajudar na compliance?
Como bem destacado, implementar a compliance na empresa é um desafio para muitos gestores, justamente porque tal processo requer mudanças de comportamentos internos e também investimentos.
No entanto, vale destacar que, graças ao advento de tecnologias e plataformas de compliance cada vez mais completas e acessíveis, a implementação deste conceito tem se tornado uma realidade muito mais prática às empresas de todos os tamanhos e áreas de atuação.
Fora isso, vale reforçar a infinidade de consultorias especializadas, que fornecem inúmeras soluções ao mercado hoje, bem como:
- Dossiê Compliance e Background Check – com plataformas de compliance, sua empresa pode obter dados e analisá-los de forma detalhada e dinâmica de todos seus clientes, parceiros, funcionários e fornecedores em segundos;
- Compliance Internacional – colete, avalie e monitore dados e informações de empresas de qualquer lugar do mundo;
- Risco Reputacional, Jurídico e de Crédito - com tecnologia de ponta, seu negócio pode eliminar diversos riscos reputacionais, jurídicos e financeiros;
- Monitoramento de PEP e Listas Restritivas – elimine todos os possíveis riscos, conseguindo identificar as pessoas que estão em primeiro e segundo grau de relação com cada Pessoa Exposta Politicamente;
- Metodologia ESG – implemente e melhore seus índices de ESG com plataformas específicas de compliance.
Todas essas e muitas outras soluções de compliance hoje podem ser terceirizadas a partir de empresas especializadas e que fornecem tecnologia, expertise e infraestrutura necessárias para a implementação.
E se você quer saber mais como a tecnologia pode contribuir para a compliance de sua organização, não deixe de conferir também os seguintes conteúdos:
- Entenda o conceito de Big Data Analytics e sua aplicação no mercado de compliance
- Tecnologia para compliance
- Solução data-driven potencializa desempenho dos advogados nas audiências
Por que a Kronoos?
Visando otimizar e automatizar processos gerais de compliance das organizações, independentemente do tamanho ou área de atuação, o Kronoos desenvolveu uma das mais completas e dinâmicas plataformas do mercado.
Na prática, trata-se de um sistema de Big Data Analytics extremamente amplo e diversificado, que permite que empresas de todos os tipos possam coletar e trabalhar dados essenciais de todos os seus players, apresentando dossiês detalhados em questão de segundos.
E para se ter uma ideia sobre o destaque da Kronoos no setor de compliance no Brasil, basta conferir alguns resultados e conquistas que a empresa agregou nos últimos anos:
- Kronoos registra crescimento de 330% no faturamento em 2021
- Ranking de startups lista as 10 LegalTechs mais atraentes para o mercado
- Kronoos é eleita uma das três legaltechs mais atraentes em 2021
- Kronoos traz ao mercado novas soluções com foco no segmento jurídico, de compliance e ESG
Quer saber mais sobre compliance e como a sua empresa pode implementar uma plataforma completa, acessível e extremamente eficiente? Então, converse com um especialista da Kronoos.