Solicite uma Demonstração

Fechar

Blog Kronoos

    Seu browser não suporta essa animação e precisa ser atualizado.
    homem usando big data analytics no Compliance empresarial

    Big Data Analytics e sua relação com Compliance

    Big Data Analytics é o uso de técnicas avançadas de análise de dados que lida com uma grande quantidade de dados, disponíveis em diversas fontes, formatos e tamanhos. Esse processo complexo de análise é capaz de identificar padrões, correlações e relacionamentos que auxiliam na tomada de decisões baseadas em dados, por isso ele é muito últil no Compliance.

    Adotar Big Data Analytics no Compliance é uma tendência que já está se consolidando no mercado brasileiro. Tanto é assim que o Kronoos conquista cada vez mais espaço, justamente por oferecer insights que seriam impossíveis de fazer com métodos tradicionais de análises de dados.

    Se você deseja entender melhor como funciona essa tecnologia que é a base das soluções do Kronoos, leia o artigo até o final!

    O que e Big Data Analytics?

    Big Data Analytics é a análise de um grande volume de dados com o uso de tecnologias específicas visando identificar padrões, relacionamentos e aumentar a confiabilidade das pesquisas. Trata-se de uma metodologia de análise de dados que usa como fonte um grande volume de informações, também conhecido como Big Data.

    Quais são os principais elementos do Big Data?

    Para recapitular o que significa Big Data, é bom lembrar dos 5 V’s do Big Data: volume, valor, velocidade, variedade e veracidade. Entenda melhor cada um destes elementos a seguir!

    Volume

    O principal elemento do Big Data é a enormidade de dados que será tratada. Estamos diante de um volume de dados que seria praticamente impossível de processar manualmente em tempo razoável. Para se ter uma ideia da quantidade de dados acessíveis com o uso de Big Data, podemos ter uma operação que faça o processamento de mais de um Zettabyte de dados, que equivale a 1 sextilhão de bytes. 

    Valor

    Para que a pesquisa e análise de Big Data realmente faça sentido, ela deve entregar valor para o usuário. Por isso que no Kronoos nós temos uma grande preocupação com a qualidade das análises, indo muito além de um mero agregador de dados.

    Velocidade

    O grande volume de dados não pode ser um empecilho para a entrega de respostas em tempo adequado. Por isso, a análise dos dados e a realização de pesquisas em Big Data deve ser feita por sistemas preparados para coletar, organizar e analisar dados com grande velocidade. 

    A velocidade é importante, inclusive, para garantir que as pesquisas considerem os dados mais recentes e atualizados dos alvos. No Kronoos, as pesquisas em mais de 3500 fontes são organizadas em menos de um minuto, contando com diversos recursos para a obtenção de atualizações sobre os alvos de pesquisa. 

    Variedade

    Os dados pesquisados provêm de diversas fontes, como sites de notícias, portais de tribunais, listas restritivas etc. Por isso, eles não seguem o mesmo padrão de estrutura e categorização. Com isso, a aplicação de tecnologia consegue obter uma maior riqueza de dados e fontes, fazendo o cruzamento das informações, para que elas fiquem acessíveis para o usuário. 

    Veracidade

    A era da informação e o uso massivo da internet trouxe diversas vantagens à sociedade, mas também não podemos esquecer do fato de que nem tudo que está disponível é confiável. Por isso é importante que os serviços que utilizam Big Data Analytics assegurem a busca de dados em fontes confiáveis. De nada adianta ter uma enorme quantidade de informação falsa.

    Como Big Data Analytics funciona?

    A maioria das pessoas hoje em dia já ouviu falar em algoritmo. Em sistemas, o algoritmo é o caminho que o sistema utiliza para resolver uma operação. A ideia é criar procedimentos que sigam uma lógica e ofereçam resultados corretos para a função que o sistema cumpre para o usuário.

    Os sistemas de Big Data Analytics terão algoritmos que utilizam métodos de análise de dados para oferecer as respostas mais precisas para os usuários. O sistema é programado com operações de lógica, estatística e matemática que permitem conferir a confiabilidade dos dados, além de identificar padrões, relacionamentos e criar previsões.

    O sistema coletará e armazenará os dados das diversas fontes de pesquisa, preparando e processando as informações para consolidá-las. Essa fase do processo fará o confronto e confirmação dos dados, eliminando aquilo que for inconsistente, separando dados para evitar conflitos e mantendo as informações recorrentes, mais confiáveis. 

    Por fim, o usuário acessa a compilação dos dados, organizada de maneira acessível e de fácil visualização. Os usuários do Kronoos contam com diversas possibilidades de exploração dos dados, como gráficos de relacionamentos, linhas do tempo e dossiês, que agilizam a análise dos dados coletados.

    Como Big Data Analytics se aplica ao Compliance?

    Aplicar Big Data Analytics em compliance é muito interessante para quem quer fazer análises de risco mais abrangentes, detalhadas e baseadas em dados. Ao usar uma ferramenta de compliance baseada nessa tecnologia, como o Kronoos, o profissional de compliance consegue fazer pesquisas em uma grande quantidade de fontes públicas e privadas, gerando relatórios de fácil visualização. Algumas aplicações específicas disponíveis no Kronoos:

    • dossiês de compliance e background check;

    • consulta de Pessoas Politicamente Expostas (PEP);

    • consulta a listas restritivas nacionais e internacionais;

    • visualização de relacionamentos societários e familiares;

    • informação sobre processos judiciais;

    • relatórios de due diligence simplificado, com foco em risco reputacional e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (PLD-FT).

    Quais os exemplos práticos de uso de Big Data Analytics em compliance?

    Para que você consiga visualizar melhor as diferentes aplicações do Kronoos no compliance empresarial, separamos alguns exemplos do uso de nossas soluções.

    Due diligence mais rápida

    A primeira hipótese seria a realização de uma due diligence consultando as mais de 3.500 fontes disponíveis no Kronoos. Para se ter uma ideia de quantos dados são tratados, o tempo que um profissional levaria para fazer as consultas manualmente é estimado em 10.000 minutos, ou seis dias. 

    Se pensarmos, além da coleta, no arquivo, análise, compilação e organização desses dados, há espaço para mais de um mês de trabalho. Todo esse tempo para gerar um relatório, que pode estar desatualizado. No Kronoos, o retorno da pesquisa com dados devidamente organizados e prontos para trabalhar acontece em cerca de um minuto.

    Monitoramento de mídias e riscos reputacionais

    A quantidade de dados gerados diariamente no mundo é gigantesca. Segundo a Netcraft, em outubro de 2022 a internet contava com mais de um bilhão de sites (o número exato é de 1.130.378.382 sites). Com isso, fica praticamente impossível acessar todo o conteúdo, filtrar o que é relevante e identificar o que deve ser alvo de atenção, certo? Usando Big Data Analytics, isso fica mais fácil.

    Imagine que um dos indicadores importantes para o compliance de uma empresa seja a mitigação de riscos por associação e imagem. Nesse caso, é possível obter um Clipping Diário no Kronoos. O sistema faz o rastreamento de mais de 800 portais de notícias, identificando riscos reputacionais e mídia negativa.

    Entender o que é Big Data Analytics é importante para assimilar a sua importância no mercado de compliance. Os processos de tomada de decisões baseadas em dados são mais eficazes, têm maior segurança jurídica e assertividade. Para ter acesso ao sistema de compliance mais completo do Brasil, use o Kronoos.

    Para conhecer melhor as funções e possibilidades do Kronoos, entre em contato conosco!