Solicite uma Demonstração

Fechar

Blog Kronoos

    Seu browser não suporta essa animação e precisa ser atualizado.

    Leis que impactaram o compliance recentemente

    Políticas e procedimentos fornecem a principal estrutura para operações em qualquer organização, seja do ramo da odontologia, da manutenção predial ou qualquer outra. Sem isso, os procedimentos podem logo se tornar aleatórios e confusos.

    Assim, quando há gestão inteligente, um padrão é definido com políticas e manuais. Mas tudo isso precisa estar atrelado ao compliance. Você conhece o termo? Sabe como as novas leis o impactaram? Vem com a gente que explicaremos!

    O que é compliance?

    Compliance é o ato de cumprir um comando, ordem ou regra. Também pode significar aderir a requisitos, padrões ou regulamentos.

    Essas duas definições são importantes para sua empresa, pois, para ter sucesso, deve-se tomar medidas para garantir que todos os membros estejam em conformidade com as políticas e regras internas que você estabeleceu.

    Alguns manuais incorporam conteúdo de terceiros, que é atualizado à medida que essas leis e regulamentos mudam. Ou seja, igual o gerenciamento de resíduos, devemos fazer um gerenciamento de tudo aquilo que está em vigor e colocá-la em prática.

    Leis que impactaram o compliance

    ●     Lei de Combate aos crimes de Lavagem de Dinheiro

    De Nº 9.613/98, ela pune, com ainda mais rigor, a empresa ou colaborador que for pego em atos ilegais dentro deste âmbito, seja ele participante de organização criminosa, contrabandista, apenas um ‘laranja’ e outros.

    Apesar de estar em vigor a mais de duas décadas, não há como deixá-la de lado num assunto como este.

    ●     Lei Anticorrupção

    De Nº12.846/13, é tida por muito como a precursora do movimento de compliance no Brasil, pois cita a responsabilidade das PJ que interferem negativamente, de qualquer maneira, sobre a administração pública (nacional ou internacional).

    ●     Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

    A Lei de Nº 13709/18, entrou em vigor em 2018 e impacta o compliance por conta da proteção e tratamento dos dados e das informações referentes aos clientes. Em seu artigo 1º, vemos que:

    “Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural”.

    Percebe-se, portanto, que é tão fundamental para os setores quanto um projeto de instalações elétricas para uma residência.

    ●     Lei da Falência

    Este último item de nossa lista, a Lei de Nº 14112/2020, teve 12 dos 14 vetos derrubados pelo Congresso, fazendo com que vertentes como a jurídica e a econômica tivessem a devida segurança no que diz respeito à fusão e aquisição de certas operações. É uma alteração da Lei de Recuperação de Empresas e Falência.

    Conclusão

    Dito isso, é correto afirmar que devemos ficar atentos a isso, estudarmos ou entrarmos em contato com advogados para nos mantermos dentro da lei e das regulamentações traçadas.

    Gostou do conteúdo sobre as Leis que impactaram o compliance recentemente? Conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais

    Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.