Solicite uma Demonstração

Fechar

Blog Kronoos

    Seu browser não suporta essa animação e precisa ser atualizado.
    O que é PLD no banco

    O que é PLD no Banco?

    O termo “PLD no Banco” faz menção clara à Prevenção à Lavagem de Dinheiro, também conhecida pela sigla PLD, ou ainda, Prevenção à Lavagem de Capitais (PLC). Isso porque identificar e gerenciar riscos é uma parte integrante da operação de instituições financeiras.

    A Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro surgiu como resposta a um tratado global após a Convenção das Nações Unidas Contra o Tráfico Ilícito de Entorpecentes e Substâncias Psicotrópicas em 1988. Esta lei, conhecida como Lei nº 9.613 de 1998, define o crime de lavagem de dinheiro e estabelece penas severas para os infratores, juntamente com a criação do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

    A importância da PLD reside na necessidade de proteger não apenas as instituições financeiras, mas também a economia como um todo, já que a lavagem de dinheiro pode comprometer a integridade do sistema financeiro e alimentar atividades criminosas como tráfico de drogas, corrupção e terrorismo.

    Nesse contexto, a Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD) é especialmente vital, à luz das exigências legais no Brasil e para mitigar os prejuízos associados a essa prática ilícita.

    Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre o tema!

    O que é a PLD?

    A PLD, ou Prevenção à Lavagem de Dinheiro, compreende uma série de medidas adotadas pelo poder público em conjunto com as instituições financeiras para combater o crime de lavagem de dinheiro, que envolve a inserção ilegal de ativos e valores na economia.

    Isso porque esta prática criminosa é alvo de intensa vigilância devido aos seus potenciais ramificações danosas. Recentemente, eventos como a Operação Lava Jato no Brasil destacaram os danos que a lavagem de dinheiro pode infligir tanto ao setor público quanto ao privado.

    Além das perdas financeiras, a PLD busca evitar danos à reputação das instituições envolvidas, uma vez que aquelas associadas a atividades criminosas enfrentam sérios prejuízos perante o mercado, especialmente em um ambiente de competição acirrada.

    Assim, as melhores práticas de prevenção à lavagem de dinheiro buscam alinhar os processos internos das empresas com as normas e diretrizes recomendadas por órgãos reguladores, garantindo conformidade e evitando atividades ilícitas.

    Para garantir conformidade com as regulamentações de PLD, as empresas devem adotar medidas como identificação de clientes, implementação de políticas e controles internos, e comunicação de transações suspeitas ao COAF. O não cumprimento dessas obrigações pode resultar em sanções graves, incluindo multas e suspensão de atividades.

    O que é PLD no banco?

    Conforme mencionado, PLD no banco consiste em uma prática essencial dentro do setor bancário e financeiro para detectar e prevenir atividades relacionadas à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

    A lavagem de dinheiro é o processo pelo qual dinheiro obtido ilegalmente é inserido em instituições financeiras ou em outros setores da economia de forma a parecer legalmente obtido. Por outro lado, o financiamento do terrorismo envolve o uso de recursos financeiros para apoiar atividades terroristas.

    Assim, para combater essas práticas, os bancos implementam procedimentos e controles internos rigorosos, incluindo a identificação e a verificação da identidade dos clientes, o monitoramento de transações financeiras em busca de atividades suspeitas, o relato de transações suspeitas às autoridades competentes e a conformidade com regulamentações anti-lavagem de dinheiro e contra o financiamento do terrorismo.

    O que é sistema PLD?

    Os bancos também investem em sistemas de monitoramento financeiro e tecnologias de análise de dados para fortalecer seus programas de PLD, bem como no treinamento para seus funcionários, pois essas medidas visam não apenas proteger as instituições financeiras contra riscos legais e reputacionais, mas também contribuir para a segurança e integridade do sistema financeiro como um todo.

    Conclusão

     

    A Kronoos desenvolveu soluções tecnológicas voltadas para auxiliar no combate à lavagem de dinheiro e que podem ser utilizadas em todas as fases do relacionamento com o cliente.

    Nossas soluções de monitoramento de transações são eficazes para diversos tipos de instituições financeiras, sejam bancos comerciais ou de varejo, inclusive com suporte a bancos correspondentes e operações financeiras comerciais. Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais!