Solicite uma Demonstração

Fechar

Blog Kronoos

    Seu browser não suporta essa animação e precisa ser atualizado.
    Como saber se meu nome está no COAF?

    Como saber se meu nome está na COAF?

    Se você já se perguntou: Como saber se meu nome está na COAF? Leia este post e saiba mais sobre o tema!

    O COAF é a sigla para Conselho de Controle de Atividades Financeiras, que é um órgão brasileiro, criado em 1998 e que está vinculado ao Ministério da Economia. responsável por investigar e combater atividades financeiras ilícitas, como lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo, corrupção e outros crimes relacionados ao sistema financeiro.

    A atuação do órgão se dá principalmente no monitoramento de transações financeiras suspeitas, reportadas por instituições financeiras e outros setores obrigados por lei a comunicar operações que possam indicar atividades criminosas.

    Afinal, como saber se meu nome está na Coaf?

    O COAF opera como um órgão de inteligência financeira e suas atividades são regidas por leis de sigilo e proteção de dados.

    Você pode saber como está a sua situação no site do COAF por meio do endereço eletrônico www.coaf.fazenda.gov.br. Acesse o site e selecione a opção “Pessoas Obrigadas” a qual está localizada no menu à esquerda e clique sobre “Consulta Pessoas Obrigadas”.

    No entanto, se você estiver preocupado com a possibilidade de seu nome estar vinculado a alguma atividade suspeita que possa ter sido reportada ao COAF, é importante estar ciente de que o órgão não toma medidas automáticas contra pessoas com base em relatórios de transações suspeitas.

    Em vez disso, ele analisa essas informações para identificar padrões e tendências que possam indicar atividades ilícitas e, se necessário, repassa essas informações às autoridades competentes para investigação.

    O que são operações suspeitas?

    As operações suspeitas são transações financeiras que levantam preocupações quanto à sua legalidade, integridade ou natureza, pois contém indícios de envolvimento em uma variedade de atividades ilícitas, como lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo, corrupção, evasão fiscal, fraude, entre outros crimes.

    Existem vários indicadores que podem tornar uma transação financeira suspeita, incluindo:

    • Volume incompatível com a atividade econômica: Transações que não condizem com o perfil financeiro ou econômico do cliente;

    • Falta de justificativa para a transação: Quando não há uma explicação clara ou razoável para a transação realizada;

    • Padrões incomuns de transações: Sequências de transações que fogem do padrão usual, como transferências de grandes quantias de dinheiro para contas estrangeiras de forma repetitiva;

    • Uso de dinheiro em espécie em grandes quantidades: Transações envolvendo grandes somas de dinheiro em espécie podem ser consideradas suspeitas devido à dificuldade em rastrear a origem e o destino dos fundos;

    • Envolvimento de paraísos fiscais ou paraísos fiscais considerados países de alto risco: Transações que passam por países conhecidos por suas leis de sigilo financeiro ou com reputações de alto risco em termos de combate à lavagem de dinheiro;

    • Relacionamento com pessoas ou entidades ligadas a atividades criminosas: Transações envolvendo indivíduos ou organizações associadas a atividades criminosas conhecidas;

    As instituições financeiras são obrigadas a monitorar as transações de seus clientes e relatar quaisquer atividades suspeitas ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) ou à autoridade competente, conforme exigido por leis e regulamentos de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

    Conclusão

    A Kronoos desenvolveu soluções tecnológicas voltadas para auxiliar no combate à lavagem de dinheiro e que podem ser utilizadas em todas as fases do relacionamento com o cliente.

    Nossas soluções de monitoramento de transações são eficazes para diversos tipos de instituições financeiras, sejam bancos comerciais ou de varejo, inclusive com suporte a bancos correspondentes e operações financeiras comerciais. Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais!