Solicite uma Demonstração

Fechar

Blog Kronoos

    Seu browser não suporta essa animação e precisa ser atualizado.
    mão masculina teclando em notebook utilizando mineração de dados

    O que é mineração de dados e como se aplica ao Compliance?

    A mineração de dados ou data mining é o processo de confrontar grandes conjuntos de dados para identificar anomalias, padrões e relacionamentos. Esse trabalho é feito por sistemas inteligentes que combinam Big Data Analytics, estatística, inteligência artificial e machine learning para gerar análises úteis para os objetivos dos usuários.

    Em compliance, usamos mineração de dados para automatizar a busca e compilação de dados em diversos bancos de dados nacionais e internacionais. Ao adotar o uso de ferramentas tecnológicas para compliance como o Kronoos, os dossiês de compliance ficam prontos em poucos minutos.

    Para que você entenda melhor como a mineração de dados funciona e suas aplicações no compliance, continue acompanhando este conteúdo!

    Conceito de mineração de dados

    A mineração de dados, também chamada de prospecção de dados ou data mining, é o processo de consulta de uma grande quantidade de dados para identificar padrões, relacionamentos e inconsistências. Com o uso de ferramentas de mineração de dados é possível criar subconjuntos de dados, que aprimoram a tomada de decisões em compliance.

    O processo de mineração de dados passa por diversas etapas. Primeiro, os dados são coletados. Depois, é necessário que seja construída uma compreensão sobre propriedades básicas dos dados, para separar o que é relevante para a pesquisa. Depois, os dados são preparados para análise.

    Na sequência, os dados passam pela modelagem, que é a etapa que aplica técnicas de mineração para extrair informações relevantes dos dados. A técnica utilizada varia de acordo com os tipos de informação disponível, quais as técnicas disponíveis e os interesses de quem encomendou a pesquisa.

    A mineração de dados envolve diversas técnicas de modelagem, destacando-se:

    • Rastreamento de padrões: reconhece e monitora tendências em dados;

    • Previsão: utiliza análise preditiva para encontrar padrões do passado que tendem a se repetir no futuro;

    • Associação: Encontra conexões entre os dados;

    • Classificação: Divide os dados em categorias padronizadas;

    • Detecção de outlier: encontra dados inconsistentes dentre as demais informações;

    • Agrupamento: também chamado de clustering, envolve reunir informações em categorias temáticas semelhantes;

    • Identificação de padrões sequenciais: coloca os dados em uma ordem de progressão;

    • Árvore de decisão: categorização das informações de acordo com regras preditivas organizadas em fluxos que se ramificam, como os ramos de uma árvore.

    Usando a mineração de dados, é possível:

    • Identificar atividade suspeita, prevenindo golpes e fraudes;

    • Fazer análises de risco (jurídico, financeiro, de crédito etc.) confiáveis e baseadas em dados, atuando na gestão e mitigação de riscos em compliance;

    • Aumentar a confiabilidade dos dados, confrontando-os com fontes oficiais;

    • Identificar tendências e prever comportamentos.

    Importância da mineração de dados para compliance

    Com a transformação digital das empresas e órgãos públicos, acelerada pela Pandemia da Covid-19, temos acesso a uma enormidade de dados, disponíveis para consulta em bancos de dados oficiais. Seria impossível fazer todas as consultas manualmente, pois isso leva bastante tempo. Pensando nas fontes que usamos no Kronoos, estamos falando de seis dias de trabalho ininterrupto só para essa primeira fase de busca.

    Depois, seria necessário compilar os dados em relatórios. Para conseguir compilar os dados, seria importante preparar e padronizar os dados numa mesma estrutura, pois cada fonte utiliza critérios diferentes. Somente depois dessa organização seria possível fazer o confronto das informações, buscar correlações e inconsistências nos dados pesquisados.

    Essa segunda fase de organização de dados poderia levar outras semanas de mais trabalho. Um dos resultados disso é que ao final, muitos dados já poderiam ser considerados desatualizados.

    Por sorte, é possível otimizar essas atividades sem perder qualidade, adotando boas ferramentas de mineração de dados para compliance como o Kronoos. Nele, a mesma atividade resultará em alguns minutos e uma ampla gama de relatórios e visualizações, para que os dados sejam realmente úteis para o usuário.

    Kronoos: sistema de mineração de dados para compliance

    No Kronoos, usamos as melhores ferramentas da tecnologia para compliance para viabilizar o bom uso dos dados disponíveis. Somos a ferramenta para compliance mais completa do mercado e estamos em constante atualização.

    O Kronoos obtém os dados de pesquisa em mais de 3.500 fontes, como:

    • Sistemas de entidades do Poder Público;

    • Diários oficiais;

    • Sistemas de pesquisa dos Tribunais;

    • Listas restritivas nacionais e internacionais;

    • Informações dos órgãos de proteção ao crédito.

    Usando a tecnologia e conhecimento especializado da equipe Kronoos para o mercado de compliance, oferecemos diversas modalidades de buscas, relatórios e acompanhamento de dados:

    • Dossiê compliance: pesquisa abrangente, com mais de 3.500 fontes, para pessoas físicas ou jurídicas, incluindo risco reputacional, jurídico por nome e documento, risco de crédito, CNAE e endereço de fronteira;

    • Listas restritivas: consulta às listas restritivas nacionais e internacionais, em fontes governamentais, de Pessoas Expostas Politicamente (PEP) e bases de dados socioambientais;

    • Pesquisa sobre relacionamentos societários e familiares: consulta em órgãos oficiais para pessoa física e jurídica, com abertura dos dados em gráfico em teia, dinâmico, expansivo e ilimitado;

    • Ações judiciais: consulta de risco por nome e documento, para pessoa física e jurídica, em todos os tribunais brasileiros, com dados dos processos e últimas movimentações;

    • Due Diligence simplificado: pesquisa reputacional e Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (PLD-FT), com dados cadastrais, mídia negativa, listas restritivas, fontes governamentais, socioambientais, dentre outros;

    • Dossiê Global Compliance: base com perfis de Pessoas Expostas Politicamente (PEP) e Parentes e Associados próximos (RCA), com alcance mundial, incluindo sanções e mídias adversas;

    • Pesquisa de empresas internacionais: Busca em mais de 234 países e jurisdições, para Identificação de empresas no exterior a partir do CNPJ e nome, trazendo o cruzamento de mídias para as empresas localizadas;

    • Metodologia ESG: plataforma completa para quem busca soluções de responsabilidade ambiental, social e governança (ESG), contendo processos estruturados de “Conheça seu cliente” Know Your Customer (KYC), “Conheça seu funcionário” Know Your Employee (KYE), “Conheça seu parceiro” Know Your Partners (KYP) e “Conheça seu fornecedor” Know Your Supplier (KYS).

    Além de contar com todos os diferenciais de uma plataforma desenvolvida por profissionais de compliance, o Kronoos tem o compromisso de servir apenas aos propósitos legítimos de pesquisa em compliance. Assim, não é permitido usar nossos sistemas para fins duvidosos, ilícitos ou que não estejam previstos em contrato. Com isso, mantemos nosso compromisso com a integridade.

    A mineração de dados é uma das técnicas utilizadas para aprimorar o uso de dados no compliance. Por meio dela é possível identificar padrões, fazer previsões e verificar tendências. Usando um sistema inteligente de compliance como o Kronoos você incorpora a tecnologia na rotina, com uma interface simples e de fácil compreensão.

    Quer entender melhor como o Kronoos pode ser usado em sua rotina? Fale com nossos especialistas!