Solicite uma Demonstração

Fechar

Blog Kronoos

    Seu browser não suporta essa animação e precisa ser atualizado.
    Reg Tech no Brasil

    Reg Tech no Brasil: O que é e como funciona esse mercado?

    As RegTechs têm ganhado espaço no setor de serviços financeiros no Brasil, despertando o interesse de empresas que precisam atender a exigências regulatórias de forma mais eficiente. Mas como esse mercado tem se desenvolvido no Brasil? Vamos explorar esse ecossistema e entender suas perspectivas.

    O que são as RegTechs?

    O termo RegTech, abreviação de Regulatory Technology (Tecnologia Regulatória), faz menção a soluções tecnológicas voltadas para a automação e aprimoramento do cumprimento de normas e regulamentos, especialmente no setor financeiro. As inovações em questão contribuem para que as empresas que lidam com um ambiente regulatório complexo e em constante atualização, tenham mais facilidade de manter a conformidade e reduzam seus riscos operacionais.

    Por utilizarem tecnologia avançada para otimizar processos regulatórios, as RegTechs são consideradas um segmento das fintechs. Isso ocorre porque o setor financeiro, altamente regulamentado, demanda soluções eficientes para garantir a adesão às normas vigentes.

    Como as RegTechs operam?

    As soluções RegTech se baseiam em tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquina (machine learning e deep learning) e automação para aprimorar o cumprimento regulatório. Confira agora algumas das principais funcionalidades oferecidas pelas RegTechs:

    • Verificação de identidade (Know Your Customer - KYC);
    • Gerenciamento de riscos;
    • Prevenção a fraudes;
    • Monitoramento de mudanças regulatórias.

    O crescimento das RegTechs no Brasil

    O setor de fintechs lidera o cenário de inovação e empreendedorismo no Brasil. De acordo com um estudo do portal Distrito, entre as 13.365 startups em atividade no país, 1.476 estão focadas em transformar o setor financeiro por meio da tecnologia.

    No caso das RegTechs, dentre as tecnologias que impulsionam esse setor, algumas tendências são:

    • Inteligência artificial;
    • Blockchain;
    • Criptografia;
    • Biometria;
    • Gerenciamento de identidades;
    • Segurança cibernética;
    • Automatização de processos robóticos (RPA).

    Diante deste cenário, é possível compreender que há um espaço considerável para a expansão das RegTechs no país, com oportunidades para novas startups e soluções inovadoras.

    RegTechs em atuação no Brasil

    O Brasil já conta com algumas startups especializadas em tecnologia regulatória. Entre as principais está a Kronoos.

    ​A Kronoos é uma plataforma de Big Data Analytics especializada em Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Oferece uma solução completa que realiza pesquisas em mais de 3.500 fontes nacionais e internacionais para avaliar a idoneidade de pessoas e empresas. ​

    Entre os principais serviços da Kronoos, destacam-se:

    • Dossiês completos: Fornecem análises detalhadas, incluindo score e avaliação de crédito, riscos reputacionais, informações de processos judiciais de 98 tribunais, busca de bens, dados cadastrais, registros de óbito e classificação CNAE;

    • Monitoramento de PEP e listas restritivas: Acompanham novas ações judiciais e riscos reputacionais associados a Pessoas Politicamente Expostas (PEP) e outras listas restritivas;

    • Busca de veículos e relatórios veiculares: Incluem informações sobre processos judiciais, busca de endereços, empresas relacionadas e familiares. ​

    Reconhecida como uma das plataformas de compliance mais premiadas do Brasil, a Kronoos utiliza tecnologia avançada para simplificar e agilizar processos de conformidade, oferecendo soluções integradas e eficientes para empresas que buscam assegurar a integridade de suas operações.

    Quem pode se beneficiar das RegTechs?

    As soluções desenvolvidas por RegTechs atendem a diferentes setores que precisam lidar com regulações complexas. Por isso, as empresas de variados segmentos buscam esse tipo de tecnologia para ter mais conformidade e segurança:

    • Instituições financeiras;
    • Plataformas de e-commerce;
    • Empresas de logística e transporte;
    • Incorporadoras e construtoras.

    Com um ambiente regulatório cada vez mais exigente, a tendência é que as RegTechs continuem expandindo sua atuação, auxiliando empresas na adaptação às normas com maior eficiência e menor custo operacional.

    A Kronoos auxilia as empresas na otimização de suas práticas de conformidade. Monitore transações financeiras utilizando nossa tecnologia para análise de movimentações financeiras e detecção de indícios de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. Para obter mais informações sobre o Kronoos, entre em contato com um de nossos especialistas!