A fraude por si só é caracterizada como uma quebra de confiança e pode ocorrer de diversas formas, como fraudes jurídica ou financeira, dentre outras.
Diferentemente do furto por exemplo, a fraude pressupõe uma interação onde o agente ativo busca convencer ou induzir a vítima a realizar ou omitir ações que resultem em prejuízo para esta última ou em benefício para o fraudador.
Assim, o crime de fraude é uma categoria de delito que envolve o uso de engano, subterfúgio ou manipulação para obter vantagens ilícitas e, portanto, indevidas, para causar prejuízo a outrem.
Conforme mencionado inicialmente, a essência da fraude é o engano, ou seja, o fraudador ludibria a vítima para obter um benefício ilegítimo, que geralmente tem natureza financeira, mas também pode ter outros tipos de ganhos, como acessos indevidos a serviços, obtenção de documentos falsos, e outros.
Existem diversas formas de fraude, cada uma com suas particularidades, dependendo do meio utilizado para cometer o ato, do tipo de vantagem buscada e da legislação aplicável. Confira agora alguns exemplos:
A legislação de cada país define as penas aplicáveis aos diferentes tipos de fraude, que vão desde multas a penas de prisão, dependendo da gravidade do crime, do valor envolvido, dos danos causados às vítimas e de outros fatores atenuantes ou agravantes.
A fraude jurídica é caracterizada por atos ou condutas que envolvem a manipulação do sistema jurídico ou a utilização de meios legais de forma desonesta ou enganosa para alcançar um resultado injusto ou ilegal.
Esse tipo de fraude ocorre também de várias formas, abrangendo desde o engano em processos judiciais até a utilização de documentos falsos como meio de prova, por exemplo. Confira agora algumas formas comuns pelas quais a fraude jurídica pode ocorrer:
O combate à fraude jurídica requer um sistema legal robusto, com mecanismos de fiscalização e punição eficazes, além de profissionais capacitados para identificar e lidar com essas práticas, pois elas prejudicam as partes diretamente envolvidas e comprometem a integridade e a confiança no sistema jurídico como um todo.
A missão da Kronoos é auxiliar as empresas na otimização de suas práticas de conformidade, incluindo a identificação de riscos de fraude. Utilizando essa plataforma, atuarão de maneira ética e responsável, em conformidade com as leis e regulamentações vigentes em diferentes países. Para obter mais informações sobre o Kronoos, entre em contato com um de nossos especialistas!