Solicite uma Demonstração

Fechar

Blog Kronoos

    Seu browser não suporta essa animação e precisa ser atualizado.
    Como saber se estão usando meu CPF?

    Como saber se estão usando meu CPF?

    Você já se perguntou alguma vez: Como saber se estão usando meu CPF?

    Quando você recebe cobranças inexplicáveis ou notificações sobre sua situação de crédito, referentes a despesas das quais você não tem conhecimento, isso pode indicar que seu CPF está sendo utilizado de maneira fraudulenta. Infelizmente, essa prática não é incomum e constitui um crime no Brasil.

    Vale frisar que não há um sistema centralizado para verificar se seu CPF está sendo utilizado de forma fraudulenta para outros fins. No entanto, existem algumas medidas que você pode tomar para investigar possíveis problemas.

    Neste post vamos falar mais sobre como saber se estão usando seu CPF de forma indevida. Acompanhe!

    Como saber se estão usando meu CPF?

    O site Registrato, mantido pelo Banco Central, oferece a possibilidade de os cidadãos monitorarem o uso de seus CPFs, verificando se houve abertura de contas, solicitações de empréstimos ou outros serviços financeiros.

    Desse modo, é recomendável realizar monitoramentos regulares do seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC Brasil. Na Serasa, por exemplo, tanto consumidores quanto empresas podem solicitar gratuitamente um histórico das consultas realizadas em seus CPFs ou CNPJs nos últimos 24 meses.

    Logo, se você identificar alguma consulta desconhecida que possa representar um risco, é aconselhável entrar em contato com a empresa responsável pela consulta para obter esclarecimentos sobre o motivo.

    A Serasa também disponibiliza um serviço pago, o Serasa Premium, que oferece alertas imediatos sempre que uma consulta é feita em seu CPF. Além disso, há a funcionalidade Lock & Unlock, que permite bloquear e desbloquear consultas no Seresa Socre para evitar fraudes. A Serasa tem oferecido diversos serviços com essa finalidade.

    Há ainda um serviço denominado “SPC Avisa” que serve para monitorar o CPF, por meio de SMS o consumidor recebe notificações de movimentações e consultas realizadas no CPF, além de informar alterações no seu score de crédito, dentre outras funcionalidades. Por fim, o SPC Brasil, é possível acompanhar o seu CPF ou ranking de score de crédito,

    O que são contas vinculadas ao CPF?

    As contas vinculadas ao CPF são aquelas associadas diretamente a uma pessoa física por meio do seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

    Alguns exemplos de contas vinculadas ao CPF incluem contas bancárias, como contas correntes e poupanças, empréstimos pessoais, financiamentos, cartões de crédito e débito em nome do indivíduo. Todas essas contas são registradas e rastreadas através do CPF do titular.

    As informações sobre essas contas, incluindo transações, pagamentos e histórico de crédito, são frequentemente utilizadas por instituições financeiras e órgãos de crédito para avaliar o perfil financeiro de uma pessoa ao conceder crédito, realizar análises de risco e tomar decisões relacionadas a produtos financeiros.

    Como saber quais contas estão vinculadas ao meu CPF?

    O Registrato é um sistema mantido pelo Banco Central do Brasil que permite que os cidadãos possam monitorar as contas bancárias vinculadas ao seu CPF. Por meio desse sistema, é possível ter acesso a informações sobre contas correntes, poupanças, empréstimos e financiamentos em nome do titular do CPF.

    Para utilizar o Registrato e verificar quais contas estão vinculadas ao seu CPF, é necessário acessar o site do Banco Central do Brasil e seguir as instruções para realizar o cadastro e autenticação. Após o cadastro, você poderá visualizar um extrato que apresenta as informações das contas financeiras registradas em seu CPF.

    No entanto, é importante ressaltar que o Registrato fornece informações apenas sobre contas mantidas em instituições financeiras reguladas pelo Banco Central do Brasil. Desse modo, contas de outras naturezas, como contas de empresas não financeiras ou criptomoedas, não são abrangidas por esse sistema.

    Assim, você pode identificar quais contas estão vinculadas ao seu CPF por meio do Registrato, e ter um melhor controle sobre suas finanças, além de verificar se todas as informações são precisas e atualizadas e isso é útil para detectar possíveis fraudes ou irregularidades em suas contas financeiras.

    Conclusão

    A Kronoos desenvolveu soluções tecnológicas voltadas para auxiliar no combate à lavagem de dinheiro e que podem ser utilizadas em todas as fases do relacionamento com o cliente.

    Nossas soluções de monitoramento de transações são eficazes para diversos tipos de instituições financeiras, sejam bancos comerciais ou de varejo, inclusive com suporte a bancos correspondentes e operações financeiras comerciais. Entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais!