Solicite uma Demonstração

Fechar

Blog Kronoos

    Seu browser não suporta essa animação e precisa ser atualizado.
    Soluções de Compliance com Inteligência Artificial

    Soluções de Compliance com Inteligência Artificial

    As soluções de compliance com Inteligência Artificial (IA) se expandiram em larga escala e ganharam relevância nos últimos anos, ou seja, na gestão do Compliance, seu impacto é evidente. Logo, os profissionais da área destacam, especialmente, a contribuição da IA para a automação e a otimização de processos que asseguram a conformidade regulatória e a mitigação de riscos operacionais nas empresas.

    Atualmente o uso da IA no Compliance é uma realidade concreta. A integração de tecnologias avançadas, como a análise de dados e o aprendizado de máquina, tem mostrado seu potencial, permitindo que empresas, consultorias e escritórios de advocacia identifiquem padrões suspeitos, realizem auditorias em tempo real e cumpram exigências regulatórias com maior eficiência, facilitando o trabalho operacional da área de Compliance.

    Porque usar ferramentas de IA no Compliance?

    A IA oferece uma gestão mais ágil e precisa do vasto volume de informações que as organizações devem monitorar. Quando bem utilizada, as ferramentas de IA proporcionam ganhos consideráveis. A capacidade de analisar grandes quantidades de dados para identificar fraudes ou corrupção, com o suporte dessas tecnologias, reduz a carga de trabalho manual e diminui erros humanos, além de aprimorar a capacidade de resposta da área de Compliance em um ambiente regulatório dinâmico, em que as respostas às demandas de negócios precisam ser rápidas.

    A automação na análise de documentos, transações e interações corporativas permite identificar irregularidades com mais rapidez e precisão. Embora esse conceito não seja exatamente novo, a sofisticação das ferramentas tecnológicas voltadas para Compliance como as da Kronoos são indispensáveis, tanto em termos de usabilidade quanto de custos, o que facilita a adesão pelos profissionais da área.

    Vale frisar que atualmente, a IA tem sido usada principalmente como suporte para funções operacionais em Compliance, e a tendência é a adoção crescente dessas ferramentas, especialmente devido ao avanço das tecnologias de IA e à enorme capacidade de processamento que está disponível.

    Vale frisar que a supervisão humana é essencial para que as ferramentas automatizadas sejam utilizadas de forma ética, em conformidade com as normas de proteção de dados, sem comprometer a qualidade das decisões baseadas nos dados fornecidos. Como a IA não formula as premissas nem as questões a serem analisadas, os profissionais têm a responsabilidade de estabelecer essas diretrizes. Portanto, a aplicação da IA deve ser acompanhada de uma gestão cuidadosa e bem fundamentada.

    Embora a IA não substitua a análise humana, ela servirá como uma ferramenta para tornar o trabalho mais eficiente, focado em riscos e direcionado a decisões mais estratégicas, para isso, é necessário um plano de monitoramento constante, ou seja, para que haja eficácia e a utilidade da IA.

    Na gestão do departamento, a IA tem facilitado a automação de relatórios e dashboards, fornecendo dados atualizados sobre o desempenho do programa de Compliance, como o número de denúncias recebidas e a taxa de conclusão de treinamentos. Em breve, a IA será fundamental para o sucesso das organizações, sendo uma ferramenta indispensável para aqueles que se adaptarem às novas demandas e inovarem em áreas como Compliance.

    Quer saber como as ferramentas Kronoos otimizam a área de Compliance da sua empresa? Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais!