Solicite uma Demonstração

Fechar

Blog Kronoos

    Seu browser não suporta essa animação e precisa ser atualizado.
    colaboradoras realizando processo de Due Diligence na empresa

    O que é Due Diligence?

    A Due Diligence, ou diligência prévia, é o procedimento de investigação e análise feito para avaliar a situação financeira, operacional e/ou legal de uma empresa antes de um negócio. Este trabalho é importante para oferecer informações de boa qualidade para a tomada de decisões em diversos momentos da rotina empresarial.

    O relatório final de um processo de Due Diligence é uma peça que compila dados e faz projeções de acordo com os interesses daquele que solicitou o estudo. Com ele os investidores, credores e outros interessados terão dados importantes sobre a empresa em questão, incluindo sua situação financeira, riscos operacionais e legais, bem como sua capacidade de cumprir suas obrigações financeiras e outras responsabilidades.

    Quer entender melhor o conceito e principais elementos da Due Diligence? Acompanhe este conteúdo na íntegra!

    Qual o conceito de Due Diligence?

    Due Diligence é um procedimento feito para avaliar os riscos envolvidos em relações com pessoas ou empresas. É composto por várias fases, iniciando-se com a determinação do escopo do trabalho, coleta de informações e consolidando os resultados em relatório final.

    O que é relevante para a Due Diligence depende de acordo com o contexto. Alguns fatores que influenciam a extensão da pesquisa são:

    • Qual o relacionamento da parte que encomendou o estudo com o alvo da pesquisa;

    • Qual o porte e estrutura da empresa;

    • Qual o tipo de negociação;

    • Normas aplicáveis às partes;

    • Analisar se o setor de atividade é regulamentado por legislação especial ou não.

    Assim, cabe ao profissional de compliance a determinação do escopo do trabalho, desenvolvendo as pesquisas e estudos de acordo com o que for indicado pelos interessados.

    Qual é o propósito da realização de Due Diligence?

    O objetivo principal de um processo de Due Diligence é fornecer informações precisas e confiáveis sobre uma empresa ou indivíduo, a fim de avaliar o potencial de risco envolvido em estabelecer uma relação comercial com eles. Isso é particularmente importante em situações de relevância estratégica.

    Além disso, um processo de Due Diligence também pode ajudar a identificar problemas potenciais, como fraude ou má governança, antes que eles causem danos significativos. Isso pode ajudar a proteger a reputação e os ativos de uma empresa.

    Um processo de Due Diligence também pode ser utilizado para identificar oportunidades de negócios. Isso pode incluir avaliar a competitividade de uma empresa, sua posição no mercado e sua capacidade de crescimento futuro.

    Outro objetivo que pode ser alcançado pela Due Diligence é o monitoramento. Neste caso, a ideia é mitigar os riscos por associação, que podem acontecer por questões reputacionais ou por descumprimento à legislação, como no caso das normas de proteção ao consumidor, na Lei Anticorrupção, dentre outras.

    Por que é importante fazer Due Diligence?

    Existem várias razões pelas quais é importante fazer Due Diligence, dentre elas:

    • avaliar o potencial de risco de um negócio;

    • evitar prejuízos financeiros em transações de grande valor;

    • ter maior certeza sobre a veracidade das informações fornecidas pela parte contrária;

    • criar um panorama sobre os riscos e benefícios de um negócio;

    • criar alternativas e exigir garantias adicionais em um negócio, em razão de riscos detectados no estudo;

    • aumentar o grau de confiança na viabilidade de uma transação;

    • criar uma oportunidade de recuar ou desistir de um negócio diante de riscos não visualizados anteriormente.

    Quais são os tipos de Due Diligence?

    Existem muitas classificações para a Due Diligence, sendo mais comum as categorias temáticas. Com isso, o escopo fica limitado ao tipo de risco que se pretende avaliar em cada situação, como:

    • PLD-FT: a Due Diligence em PLD-FT é específica para os avaliar riscos inerentes à legislação de combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Visa verificar se a empresa tem medidas adequadas de prevenção e combate a esses crimes financeiros, além de identificar possíveis riscos nesse sentido;]

    • Ambiental e ESG: a Due Diligence ambiental e ESG (Meio Ambiente, Social e Governança) é um processo de avaliação e verificação das práticas e impactos ambientais e sociais de uma empresa Do ponto de vista ambiental, inclui a verificação de que a empresa está em conformidade com as normas ambientais, como as leis de proteção do meio ambiente e de gestão de resíduos. Também inclui a avaliação dos impactos ambientais da empresa, como a emissão de gases de efeito estufa, consumo de água e energia, e impacto na biodiversidade. Quanto ao aspecto de ESG, a análise inclui a avaliação de como a empresa lida com questões sociais e de governança, como diversidade e inclusão, direitos humanos, relações com trabalhadores e comunidades locais, transparência e responsabilidade corporativa;

    • Financeira: trata da revisão dos relatórios financeiros da empresa, como balanços, demonstrações de lucros e perdas e fluxos de caixa, para avaliar sua situação financeira e compreender suas operações financeiras. Também inclui a verificação de sua situação fiscal e a realização de projeções financeiras futuras para avaliar seu potencial de crescimento e rentabilidade. Além disso, a Due Diligence financeira também pode incluir uma avaliação dos riscos financeiros da empresa, incluindo a análise de sua capacidade de honrar suas dívidas e sua exposição a riscos cambiais e de mercado.

    É possível usar um sistema inteligente para Due Diligence?

    O processo de Due Diligence é bastante complexo e abrangente. Uma das formas de aumentar a confiabilidade dos dados do estudo é incluir uma ampla gama de fontes confiáveis, usando um sistema inteligente como o Kronoos para otimizar o trabalho.

    O trabalho feito pelo sistema é praticamente inviável manualmente. Se utilizarmos as mais de 3.500 fontes do Kronoos, teremos um relatório pronto em poucos minutos.

    Apenas para concluir a mesma busca manualmente, seria preciso seis dias de trabalho ininterrupto. Depois, ainda seria necessário confrontar os dados e compilar num relatório. Por isso, a tecnologia é uma grande aliada da Due Diligence, garantindo dados confiáveis e pesquisas concluídas com rapidez.

    Com a adoção de uma solução completa como o Kronoos, as informações para a elaboração do relatório final da Due Diligence estarão disponíveis em pouco tempo. Assim, o profissional de compliance pode se concentrar na realização das análises de risco, que são o que vai trazer o maior impacto no estudo.

    A Due Diligence é um processo comum na rotina dos profissionais de compliance. O processo permite avaliar riscos envolvidos em uma transação usando informações de qualidade, obtidas em pesquisas em fontes fidedignas. Isso é fundamental para garantir que as decisões de negócios sejam tomadas com base em informações precisas e completas.

    Quer usar automação em seus processos de Due Diligence? Experimente o Kronoos!